Samuca Moretti: talento, criatividade e tecnologia a serviço da música

Cantor e instrumentista lança o DVD “Caminhos”, que traz um conceito inovador utilizando o pedal de loop

Quem sabe faz ao vivo” é uma frase muito conhecida, eternizada por um famoso apresentador da TV brasileira. O paulistano Samuca Moretti é a prova de que o bordão traz uma verdade inquestionável. Ele o aplica no seu dia a dia, em um trabalho inovador relacionado ao entretenimento.  

Músico e cantor, Samuca Moretti é um dos pioneiros no país na utilização de loop, uma tecnologia que possibilita que o artista grave pequenos trechos musicais, sejam eles licks, riffs, grooves ou até mesmo frases, que são reproduzidos na sequência, somando os acordes de seu violão aos sons previamente gravados.   

A paixão pela música começou cedo. Filho de guitarrista que tocava em bandas de baile, Samuca teve sua primeira experiência aos 16 anos, quando subiu aos palcos como guitarrista de uma banda de rock. Autodidata como músico, Moretti já demonstrava talento também com o violão, contrabaixo e gaita harmônica.  

No início dos anos 2000, já se apresentando como cantor na cena paulistana, Samuca Moretti teve o contato inicial com a técnica que mudaria sua vida, o pedal de loop. Assistindo a um vídeo do  americano Victor Wooten, notou que o baixista fazia notas no instrumento e as gravava, usando-as em seguida. Estava aberta a porta para um mundo novo na vida de Samuca.  

A partir dali começou a seguir os workshops do músico americano no Youtube e aprender sobre a incrível técnica do looping. Em 2002 adquiriu o primeiro pedal (de muitos) para seu pedalboard. Com o passar do tempo, começou a seguir de perto o trabalho do norueguês Bernhof e de Randolf Arriola, de Cingapura.  

Samuca Moretti então compilou essas vivências e começou um processo de mutação para a nossa realidade, tendo como base suas referências musicais, em que sempre enaltece nomes da MPB como Gilberto Gil, Djavan, Guilherme Arantes e Marina Lima, além de bandas de pop rock que surgiram nos anos 1980, como Nenhum de Nós, Engenheiros do Hawai e Legião Urbana. Todas essas referências têm em comum uma característica muito presente no trabalho de Samuca: a escolha por letras com um conteúdo. O cantor não abre mão disso. De fora do Brasil, ele cita, de pronto, Stevie Wonder, U2, The Smiths e The Cure.  

Em 2007, Samuca Moretti gravou o primeiro álbum em estúdio, “Começo e Meio”. Três anos depois, voltaria com “Samuca Moretti Ao Vivo”, gravado no Trama Estúdios. Nos dois trabalhos, o artista  é acompanhado por banda.  Em paralelo, ele aguardava o momento certo de gravar um álbum com loop. Um desafio e tanto, esperado não só por ele, mas também por quem acompanha sua clara ascensão na difícil técnica.  

Em 2019 esse momento chegou. Samuca Moretti lança seu mais novo e melhor trabalho, batizado de “Caminhos”. O DVD tem quatro faixas, entre regravações e inéditas. As releituras são duas composições de peso: “Terra de Gigantes”, de Humberto Gessinger, e “Mensagem de Amor”, de Herbert Viana.  

“Caminhos”, que dá nome ao DVD, é de autoria do próprio Samuca Moretti, que também compõe sempre que arruma um tempo em sua atribulada rotina de shows e ensaios. Fechando o álbum, “Começo e Meio”, do parceiro Marcos Montteiro.  

A gravação aconteceu no Trama Estúdios, de João Marcelo Bôscoli, produtor musical e empresário que tem em seu DNA uma forte ligação com a MPB. Filho de Elis Regina e Ronaldo Bôscoli, João Marcelo comanda o estúdio por onde já passaram (e passam) todos os grandes nomes da música brasileira.  

Além da surpreendente e envolvente técnica do pedal de loop, que deixa o público fascinado ao ver o resultado final, a equipe técnica é outro ponto que reforça a grandiosidade e importância do projeto.  

A produção é de Marcelo Mariano, renomado produtor e músico, que já atuou no Brasil e exterior com  Ed Motta, Gal Costa, Ivete Sangalo, Jorge Aragão, Lobão, Lenine e Flávio Venturini, entre outros ícones da música brasileira. A mixagem e captação é assinada por Luís Paulo Serafim, um verdadeiro mestre no assunto, que traz no vasto e respeitado curriculum trabalhos com Roberto Carlos e “The Four Brasil”, reality show da Record TV. 

As imagens, que têm uma importância enorme pelo fato de transmitirem ao espectador a verdadeira essência do projeto, são de responsabilidade da All Produtora, sob a cuidadosa batuta do produtor e cineasta André Lopparelli.  

O DVD traz um clipe de introdução, com registro de imagens de bastidores captadas pelas quatro câmeras durante os três dias de gravação, e também depoimentos da equipe, que revelam a  dose de audácia necessária para transformar esse sonho em realidade, principalmente no que se refere à parte técnica, um desafio inédito até então para Marcelo Mariano e Luís Paulo Serafim, apesar de toda a bagagem desses profissionais.  

Todos os envolvidos no projeto acreditam que, somados aos workshops de Samuca Moretti disponibilizados semanalmente no YouTube e a seus shows pelo Brasil, o DVD seja um forte instrumento para divulgar a impressionante técnica do pedal de gravação em loop.  

Sendo um dos pioneiros a utilizar o loop no Brasil e primeiro a registrar um trabalho autoral em DVD com esse equipamento, Samuca Moretti está bem acompanhado quando o assunto é a difusão da tecnologia. Ed Sheeran se tornou um dos grandes defensores do looping, fazendo apresentações para públicos gigantescos pelo mundo afora, como nos festivais “Rock in Rio” e “Glastonbury”, na Inglaterra. O britânico atualmente viaja com a turnê “Divide”, já tendo passado pela América do Sul (inclusive o Brasil), África, Ásia e Europa. Nessa tour internacional, ele se apresenta sozinho, acompanhado apenas do seu pedalboard.

Com “Caminhos”, Samuca Moretti entra definitivamente na cena atual da chamada “Nova MPB”.  Com estilo próprio, marcante e uma ousadia que surpreende, ele é um eterno pesquisador de sonoridades. Sabendo da diversidade cultural presente em nosso vasto território, ele não tem medo de misturar ritmos e, apesar de ter a MPB como carro-chefe, não é raro encontrar em seu trabalho pitadas de folk, samba rock, bossa e até mesmo baião.  

Eu gosto de cantar o amor, a positividade, canções que colocam a gente pra cima. Coisas que transmitam a minha verdade”, revela Samuca Moretti. “O novo DVD é apenas uma amostra disso. Fiquei extremamente feliz com o resultado e também por tudo que aconteceu nos bastidores, experiências enriquecedoras que guardarei com carinho. O convívio, respeito e a amizade com João Marcelo Bôscoli, Marcelo Mariano e Luís Paulo Serafim são legados indiscutíveis. Três profissionais reconhecidos que acreditaram desde a concepção até a concretização da ideia”, completa o artista.  

Experiências únicas que agora podem ser divididas com o público, com o lançamento de “Caminhos”.   

Carlos Guerra / Porteira Brasil Comunicação 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *