12 dicas infalíveis para um sucesso meteórico no sertanejo

Uma aula (gratuita) de como se destacar num mercado tão competitivo

Quando o Brasil ainda era o país do futebol, Luís Fernando Verissimo foi extremamente feliz ao cravar: “Todo brasileiro é um técnico de futebol frustrado”. O tempo passou, o futebol minguou, e hoje a realidade é outra.  A moda é ser Coach, um cidadão que tem conhecimento de um determinado assunto, treina e orienta pessoas para obter a melhor performance possível.

É óbvio que o conceito de Coaching, aplicado há décadas em outros países, teria que sofrer modificações em seu DNA para adaptar-se ao clima tropical do Brasil. Mutações naturais, explicadas pela lei de Gérson. A mais significativa é que em vez de termos um profissional qualificado e certificado para o papel de Coach, há milhões de palpiteiros amadores se passando por Coach, a maioria deles na música.

Eu, como bom brasileiro que sou, também serei Coach por um dia, e passarei para vocês algumas dicas infalíveis para obter sucesso instantâneo na carreira musical. Vou focar no ramo sertanejo, para abranger o maior público possível de aspirantes. Serve de resposta para uma pergunta que ouvi centenas de vezes: “Qual minha chance de cantar no Faustão?”.

Observação: o texto contém ironias, caso seja alérgico, evite a leitura.

 

1) Não tenha (nenhum) apego ao dinheiro 
 
Estamos na era do Pix, tudo tem que ser instantâneo, portanto quanto mais dinheiro na jogada, mais rápida será a sua ascensão meteórica. Para ter sucesso, você precisa de investimento. Se tiver nascido em berço de ouro, com um pai rico, tudo fica mais fácil. Caso não tenha essa sorte, corra atrás de um investidor. Procure alguém que tenha o ego inflado, preferencialmente. Não descarte relacionar-se com uma pessoa (bem) mais velha e (ainda mais) carente para atingir seu objetivo. Lembre-se que os fins justificam os meios.  

2) Contrate os profissionais mais caros do mercado 
 
Inseguro para subir ao palco? Acha que tem pouco talento? Esqueça essas preocupações triviais. Uma boa equipe fará todo o trabalho por você. Com uma embalagem impactante, poucos terão olhos (ou ouvidos, ou ainda cérebro) para criticar o seu conteúdo. Contrate um produtor musical renomado, que diz ter sido responsável por criar mais de um grande astro. Compre direitos exclusivos de canções do mesmo compositor do maior sucesso do momento. Grave num estúdio fora do país, onde já pisaram grandes estrelas internacionais. Nashville é sempre uma boa dica, com chance de virar capa da “Caras”.  

3) Exponha sua vida pessoal 
 
Esqueça a privacidade. Seja arrojado. Perceba que as grandes estrelas do show business tupiniquim aparecem mais nos portais de notícias com assuntos dos mais diversos temas do que com aquilo que se propõem a fazer profissionalmente. Cantar é o que menos importa. Abra sua mansão, fale da sua dieta para emagrecer, daquela roupa que custou uma fortuna, do carro importado que vale mais que um iate. Case com um subcelebridade. Depois a traia e separe.  A mídia adora relacionamentos conturbados. 

4) Seja exótico. Não tenha medo do ridículo 
 
O céu é o limite. Você tem que se reinventar.  Se for ridículo, porém der ibope, está valendo. Crie algo diferente, afinal você quer ser reconhecido como um astro e gerar pautas. Adote uma zebra como animal de estimação, grave uma versão de “Caneta Azul” acompanhado de orquestra sinfônica, importe os carregadores de caixão de Gana para a gravação de um videoclipe,  faça uma releitura de um clássico do sertanejo em esperanto ou outra língua exótica ou simplesmente vá comprar pão… de helicóptero.  

5) Sempre aposte em soluções mágicas 
 
Você não pode ser descrente. Tem que ter fé. A fé, aliada ao dinheiro, move montanhas. Conteúdo pago é sempre interessante. Pague para um influencer divulgar seu álbum em alguma festa proibida durante a pandemia. Faça um contrato vitalício com algum jogador de futebol famoso e torça para ele fazer três gols num final de semana e pedir sua música de trabalho no “Fantástico”.  Compre publieditoriais, banners em grandes portais, placas de publicidade em estádios ou nas finais da NBA. 

6) Faça tudo igual em termos musicais  
 
Não invente moda. Faça o feijão com arroz no quesito musical. Chacrinha já dizia: “Nada se cria, tudo se copia”. Determinado artista está fazendo sucesso? Escolha músicas naquele estilo, com melodias parecidas e letras semelhantes. Não complique a vida de quem está disposto a ouvi-lo. Refrões curtos, letras pobres, sem rima e com palavras fáceis são mais simples de serem assimiladas. Cante, mesmo que forçado, com um timbre semelhante ao cantor da moda, ou daquele que o imita. Não tenha medo de ser o clone do cover.  

7) Clipe ou DVD com participações especiais  
 
Ter a imagem associada a figuras populares sempre é bem-vindo. Aposte na ideia de ter participações especiais em seu clipe. Você pode pensar grande: que tal um DVD? Pague para ter em seu álbum alguns cantores que nunca ouviram falar de você. Você paga um cachê e eles te tratam como se fossem velhos amigos na frente do público! É infalível. E tem como bônus que a maior parte do público irá à gravação para vê-los. Isso tira a sua responsabilidade.  Se tiver dinheiro sobrando, convide subcelebridades para dancinhas coreografadas: ex-BBBs, ex-fazenda, ex-casadosartistas, ex-chacrete ou ex-bolete, ex-jogador, ex-mulher de jogador. Conte com a criatividade da sua equipe de criação.  Eles são bem pagos para isso.  

8) Invista em execuções, seguidores e visualizações  
 
Sabe aquele clipe que custou milhares de reais e não emplacou? Você tem que dar um impulso para que ele funcione. Gaste sem dó nem piedade. Faça uma blitz de rádio por todo o Brasil. Compre seguidores, visualizações, comentários. Ninguém vai questionar a incoerência dos números. O importante é ler a frase: “Chegamos a zilhões de views”. Os robôs estão aí pra isso. Você tem que brigar para ser o favorito deles. 

9) Crie o seu próprio fã-clube com profissionais dedicados  
 
Pouco engajamento de fãs? Isso é coisa do passado. Pague para ter fãs profissionais. Uma equipe qualificada pode resolver seus problemas. Você terá um call center 24 horas trabalhando seu nome. Interações em programas de rádio em que você participar, brigas virtuais com fã-clubes de artistas rivais, votos garantidos em prêmios de música com consulta popular, piquetes em portas de emissoras de TV pedindo pelo seu nome são apenas alguns dos mimos oferecidos pelo pacote de serviços.  O Prêmio Multishow do ano que vem pode ser seu.  

10) Faça shows gratuitos. Ou pague por eles  
 
Você tem que ser solidário. As prefeituras estão quebradas. Com a pandemia, a coisa ainda piorou. Poucos terão verba para shows ou eventos culturais na retomada. Então a solução é fazer shows gratuitos. Isso vai fazer com que seu nome apareça! Você oferece toda a estrutura: palco, som, iluminação, seguranças, paga músicos, equipe técnica, hotel e transporte. Se o prefeito não se interessar, contribua para melhorias na cidade. Tende a dar certo.  

11) Abra o show de um famoso   
 
Ter a atenção do público inteiro de um estádio de futebol é seu sonho de consumo?  Seus problemas acabaram. Procure a equipe de algum astro do momento e se coloque à disposição para abrir um show do artista ou banda. Pode haver resistência à ideia? Sim, é um risco. Mas pode ser contornado com uma proposta que seja vantajosa para o outro lado. Acredite que o mercado tem profissionais competentes em achar soluções para os mais variados problemas, desde que você tenha bala na agulha. Se tiver sucesso na negociação, faça um show curto, evite falar demais, e retire-se do palco quando surgirem os primeiros sinais de descontentamento, como vaias ou arremesso de objetos em sua direção.  

12) Talento ajuda?   
 
Sim, mas na maioria dos casos não resolve, quando isolado. Para você ter uma ideia, hoje o talento, sem investimento, vale menos que um Bolívar Venezuelano.   

Carlos Guerra / Porteira Brasil

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